12 a 14 de Junho de 2018 - São Joaquim/SC

13º Senafrut

Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado


Com data já agendada de 12 a 14 de Junho de 2018 acontece o 13º SENAFRUT - Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. Realizado na cidade de São Joaquim-SC, o evento tem por finalidade contribuir com a atualização técnica e troca de informações entre produtores, profissionais e demais instituições integrantes do agronegócio da Fruticultura de clima temperado no Brasil. 

Na última edição teve público de mais de 1.100 pessoas (produtores, técnicos e estudantes) e exposição de novas tecnologias no cultivo e condução dos pomares de frutas temperadas por tradicionais empresas do HF brasileiro, lançamentos de maquinários que facilitam a produção e conservação da maçã, pera, caqui, kiwi, pequenas frutas.

"O Senafrut é um evento ligado à ciência e ao conhecimento, por isso a informação, a transferência de tecnologias e a troca de experiências entre os participantes é parte fundamental de sua proposta. É um evento que tenta aproximar as pessoas e empresas do setor, proporcionar aprendizado e aplicabilidade das tecnologias para o fruticultores", declarou Marcelo Cruz de Liz, gerente da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim.

O objetivo final do Seminário é formar técnicos mais capacitados e conscientes para prestar assistência técnica e extensão rural de qualidade, observando as questões sociais, ambientais, técnicas e econômicas e demonstrando que a Fruticultura é uma alternativa de renda viável para os pequenos e médios agricultores, capaz de gerar grandes negócios em pequenas áreas, com melhoria da qualidade de vida para os catarinense.

Na última edição foram realizadas 22 palestras de especialistas renomados na fruticultura de clima temperado, entre eles profissionais de países como Nova Zelândia, Itália, Alemanha, Chile e Uruguai. Também foram apresentados 165 trabalhos científicos em forma pôsters e foi realizado um minicurso sobre manejo e conservação de polinizadores para a cultura da macieira. Foram debatidos temas atuais e importantes como a mecanização de pomares, o cancro europeu das pomáceas, o uso dos fitoreguladores na fruticultura, mudanças climáticas na fruticultura e cobertura de pomares.

O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Joaquim, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Associação dos produtores de maçã e pera de Santa Catarina,  Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa.

E o Jornal da Fruta já está preparando o tradicional caderno especial do evento, focando a produção de maçã, frutas de caroço, caqui, kiwi e Pequenas frutas, que será fechado 15/05/2018 com circulação no evento, regiões produtoras de maçã do Sul do País, São Paulo (Paranapanema) e Sul de Minas Gerais.

Mais senafrut@epagri.sc.gov.br - Telefone:  (49) 3233-8448

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...