19 de Setembro 2018

XIII Seminário Fruticultura de Clima Temperado

São Bento do Sapucaí/SP


No 19 de setembro de 2018 será realizado o XIII Seminário Fruticultura de Clima Temperado nas dependências do Núcleo de Produção de Mudas São Bento do Sapucaí/CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) / SAA-SP (Secretaria de Agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo), em parceria com a Frutopia e a UFLA.  O Núcleo de Mudas de São Bento do Sapucaí há décadas vem contribuindo para o conhecimento de novas espécies vegetais importantes e principalmente difundindo novas tecnologias para a fruticultura, horticultura e produção de mudas.

Esse perfil levou a unidade a sediar vários  eventos de divulgação de conhecimentos por onde já passaram mais de 10.000 técnicos e agricultores, geralmente os formadores de opinião e os mais atentos com as inovações. Cultivos como o do caqui,  mandioquinha, atemóia e morango são algumas das que tiveram a sua implantação fortemente apoiada nos conhe- cimentos gerados e divulgados por esta unidade. 

Nos últimos eventos houve a participação crescente de produtores oriundos dos Estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em média, contamos com aproximadamente 200 participantes, que vêm a procura de mudas de boa qualidade  e troca  de informações, e  se interar sobre o assunto em palestras e atividades inerentes ao assunto, por meio da apresentação de aspectos ambientais, técnicos e mercadológicos. E assim, promover o desenvolvimento do setor.

Nosso foco é Fruticultura  de clima temperado e sub-tropical, já que estamos inseridos na principal região produtora da região Sudeste. Contamos, com a presença de técnicos, professores, alunos, produtores de pequeno, médio e grande porte e outros integrantes da cadeia produtiva. Nessa edição, nosso enfoque será Manejo biológico na fruticultura, por conta de uma demanda crescente.  Na ocasião teremos as seguintes atividades:

Palestras:

- Mecanismos de atuação de microorganismos benéficos para a Fruticultura

- Insetos e outros invertebrados inimigos naturais e úteis as plantas. 

- Adubação verde 

- Técnicas para o incremento de organismos benéficos no pomar - BOKASHI e BIOFERTILIZANTE 

- Resultados do manejo biológico na Fruticultura

Visita Técnica: -  Coleção de citros de colheita tardia do NPMSB

O Seminário será no dia 19 de setembro de 2018  iniciando as 8:00 h e término as 17:00 h. 

Nas dependências do Núcleo de Produção de Mudas São Bento do Sapucaí. Ficaremos honrados com sua presença. Mais scsbueno@bol.com.br

Comissão organizadora

Comentários

VEJA TAMBÉM...