19 produtores de vários municípios do Norte capixabas e Sul da Bahia concorrem ao prêmio

Prêmio Produtor do Ano será entregue pela Brapex

Evento acontece nesta 3a feira, em Linhares, no Espírito Santo


A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Mamão (Brapex), entrega na próxima terça-feira, 05, mais um Prêmio produtor do ano. Em sua 5ª edição a premiação tem por objetivo o reconhecimento, valorização e divulgação dos esforços dos produtores para produção com qualidade, bem como fomentar a busca pela inovação.

O evento acontece no Cerimonial Louvre, bairro Palmital, às 19h com a presença de produtores, autoridades e demais envolvidos na cadeia produtiva da fruta. 19 inscritos de vários municípios do Norte capixaba e Sul da Bahia concorrem ao prêmio. 

Serão premiados primeiro, segundo e terceiro lugar com valores em dinheiro e troféus personalizados. As avaliações dos frutos estão sendo feitas por uma equipe de estudantes do curso de agronomia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Itens como boas práticas agrícolas e de Higiene serão avaliados.

Produção de Papaya no ES

Área total plantada: 5,5 mil hectares

Total de plantas: 10,5 milhões de pés

Número de produtores: 180

Geração de empregos diretos e indiretos: 11 mil postos de trabalho

Empresas exportadoras: 9

Safra estimada em 2016: 13,1 toneladas mês

Exportação capixaba em 2016: US$ 16,8 milhões (39% de toda exportação brasileira)

Brapex - Criada em 2001 por seis empresas brasileiras exportadoras de mamão a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya, Brapex, representa os produtores e as empresas exportadoras da fruta no Brasil. Reconhecida nacional e internacionalmente pelas ações de organização e fortalecimento da classe produtora, a Brapex conta com 36 associados do norte do Espírito Santo, sul da Bahia e Rio Grande do Norte. 

O objetivo da entidade é buscar melhorias para o setor do mamão nacional, organizando os produtores e desenvolvendo ações que resultem em benefícios para os associados.                       

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...