Boletim Agroclimático é compartilhado via Whatsapp

Boletim Agroclimático dos Campos de Cima da Serra

Nova ferramenta à disposição dos técnicos e pomicultores


Atendendo a uma demanda do Setor da maçã, a Embrapa Uva e Vinho lançou o Boletim Agroclimático dos Campos de Cima da Serra. Em sua quarta edição, o Informativo gratuito tem como objetivo repassar aos técnicos, produtores e interessados, além dos dados climáticos, orientações técnicas em períodos decisivos para a cultura da macieira.

O informativo é coordenado pelos pesquisadores Fernando José Hawerroth e Gilmar Ribeiro Nachtigall, da Estação de Fruticultura de Clima Temperado (Vacaria-RS). Segundo os autores, as informações meteorológicas presentes na publicação estão disponíveis para qualquer pessoa na internet, porém a proposta da equipe é sistematizar os dados e avaliá-los a partir da visão de especialistas na cultura, quando as orientações são editadas.

Esse acompanhamento agroclimatológico e o repasse de orientações para o setor vêm sendo uma tarefa realizada pelo pesquisador Gilmar desde que ingressou na Embrapa, em 1989. Ao longo dos anos foram disponibilizados diferentes formatos destas informações, mas agora, com a parceria do pesquisador Hawerroth, a iniciativa ganhou mais relevância, por conciliar aspectos climáticos e fisiológicos. Segundo Nachtigall, a iniciativa representa um novo marco, possibilitando a interação instantânea entre a informação sistematizada e o uso pelos produtores e técnicos. “A partir deste exemplo de trabalho, novos estudos mais aprofundados de tendências irão permitir, por exemplo, desenvolver modelos e fazer previsões para a pomicultura”, pondera.

Hawerroth pontua que as edições do Boletim foram pensadas de acordo com as necessidades do repasse de orientações para a cultura da macieira. “No período de outono/inverno, com dados de abril a agosto, o Boletim será publicado mensalmente. Já na primavera e verão, será bimensal”, informa. Ele também complementa que no final de cada período está prevista a publicação de dois comunicados técnicos, com uma síntese das ocorrências e uma avaliação mais completa.  Na visão do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, a organização e, o mais importante, a análise técnica do enorme conjunto de dados disponíveis ao longo do ciclo da cultura será muito útil para a tomada de decisões dos produtores, bem como para qualificar as estimativas qualitativas e quantitativas das safras. "Esse Boletim é apenas um primeiro passo e poderá, no futuro, ensejar novas abordagens e recomendações a partir de estudos da ecofisiologia, em sincronia com o estado fenológico das plantas, qualificando o setor de frutas de clima temperado do Sul do Brasil”, avalia ele. Zanus destaca, também, a agilidade e a rapidez na divulgação das informações, através do uso do serviço de mensagens instantâneas (Whatsapp), em sintonia com a revolução digital em curso e com a demanda dos produtores.

O produtor de maçãs e também consultor técnico Gianfranco Perazollo está bastante entusiasmado com a iniciativa. “Com o Boletim, estou mais seguro para a tomada de decisões, principalmente por ser regional. Com certeza é uma excelente fonte de informação para o manejo correto, bastante fácil de ser acessada, tanto no site como no Whatsapp”, comemora. Perazollo, que é diretor Técnico da Agapomi, destaca que a Associação está repassando a publicação para todos os sócios.  Atualmente o Boletim é editado para os Campos de Cima da Serra, que abrange os municípios de Vacaria, Bom Jesus, Caxias do Sul e Lagoa Vermelha, sendo essa a principal região produtora de maçãs do estado do Rio Grande do Sul, responsável pela produção de aproximadamente 78% da fruta. Os editores pensam em futuramente ampliar o informativo para outras regiões, a partir de parcerias com outras instituições de pesquisa e extensão.

Além de estar disponível na página https://www.embrapa.br/en/uva-e-vinho/boletim-agroclimatico, o Boletim Agroclimático é compartilhado via Whatsapp. Se você tem interesse em recebê-lo e fazer parte desta rede que já conta com 150 inscritos, envie seu número para o e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br.

O Boletim Agroclimático é parte do Projeto ApplePlus, liderado pelo pesquisador Nachtigall. *Viviane Zanella - Embrapa Uva e Vinho  - uva-e-vinho.imprensa@embrapa.br - Telefone:  54-3455-8084 - Assessoria de Imprensa Embrapa Uva e Vinho - Maria Francisca Canovas de Moura - (54) 3455.8137

Comentários

VEJA TAMBÉM...