Ceagesp foi construído na década de 60

Prazo para envio de propostas para implantação do Novo Ceasa é prorrogado para 12 de março

Até o momento, seis consórcios tiveram a documentação analisada


O prazo para envio das propostas de implantação, operação e manutenção do Novo Centro de Abastecimento Alimentar em São Paulo, em parceria com a iniciativa privada - o Novo Ceasa - foi prorrogado para 12 de março de 2018, segunda-feira, às 23 horas e 59 minutos. Importante ressaltar que o envio das propostas pode ser feito apenas por aqueles que se cadastraram na primeira etapa do chamamento público, que foi realizada até o dia 12 de novembro, na Plataforma Digital de Parcerias do governo estadual. Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail duvidasparcerias@sp.gov.br.

A mudança do local do Ceasa está sendo realizada por parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal. O Governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria de Governo, tem a responsabilidade de coordenar a elaboração da proposta do novo entreposto, enquanto Prefeitura Municipal e Governo Federal são responsáveis pelas propostas de ocupação do atual terreno, na Vila Leopoldina, para quando ele for gradualmente transferido para o novo local.

Até o momento, seis consórcios tiveram a documentação analisada e já foram habilitados a apresentar estudos para implantação, operação e manutenção do novo centro de abastecimento. São eles:  De acordo com o edital do Chamamento (consulte clicando aqui), os participantes deverão levar em conta na elaboração de suas propostas os seguintes pontos: aquisição de terreno, construção de estruturas físicas e respectivas infraestruturas de apoio suficientes para atendimento de aproximadamente 50 mil frequentadores por dia; instalação de cerca de 4 mil atacadistas de alimentos e capacidade de movimentar pelo menos 7 milhões de toneladas de alimentos ao ano. A operação deste complexo será realizada por 30 anos.

Podem participar quaisquer empresas interessadas no projeto, entre consultorias, futuros concorrentes à operação, agentes financiadores, dentre outros. Os participantes deverão apresentar estudos de construção, implantação, modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica e, principalmente, uma alternativa de espaço de funcionamento, já que a atual localização do Ceagesp acaba provocando gargalos logísticos, por se localizar em região de grande movimento dentro da cidade de São Paulo.

Histórico e parceria - O Ceasa foi construído pelo Governo do Estado de São Paulo na década de 1960, quando a Lapa ainda era considerada um bairro mais afastado da cidade. Desde que foi criado, o Ceasa foi rapidamente engolido pelo crescimento da cidade, ao mesmo tempo em que via crescer seu volume de negócios. Atualmente, passam pelo local pelo menos 7 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que denota a escala regional/estadual desses serviços.

Comments

SEE ALSO ...