Documento aborda a aplicação da mutação no melhoramento genético de macieira

Seleção de mutantes espontâneos de macieira

Inclui informações detalhadas de onde e como ocorrem as mutações e os diversos métodos para a seleção de mutantes que podem resultar em novos cultivares


O documento aborda a aplicação da mutação no melhoramento genético de macieira para a obtenção de novos genótipos e sua importância para o desenvolvimento da fruticultura. Os conteúdos aqui inseridos apresentam certo ineditismo na literatura nacional ligada ao melhoramento genético, tanto pela abrangência como pela profundidade, aliado à forma didática como são apresentados, transformando um assunto complexo em algo de fácil compreensão. Isso inclui informações detalhadas de onde e como ocorrem as mutações e os diversos métodos para a seleção de mutantes que podem resultar em novos cultivares. Atualmente, os cultivares de macieira mais plantados no Brasil e que respondem por cerca de 93% da produção nacional são mutantes espontâneos dos cvs. Gala e Fuji, demonstrando a importância dessa obra.

*Ivan D. Faoro -Eng.Agr. Dr. EPAGRI/Estação Experimental de Caçador - Departamento de Genética e Melhoramento.

Rua Abílio Franco 1500, bairro Bom Sucesso - 89.501-032, Caçador, SC, Brasil - faoro@epagri.sc.gov.br / ivanfaoro@uol.com.br - Tel. Comercial  (49) 3561-6835.

Comentários

VEJA TAMBÉM...