E uma nova tecnologia para atraso de brotação de uvas viníferas.

Grupo de Fruticultura CAV/UDESC e Vinícola Villa Francioni

Realizam Dia de Campo sobre Poda de uvas viníferas em São Joaquim


O grupo de Fruticultura da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC – Lages), sob coordenação dos professores doutores Leo Rufato e Aike Kretzschmar, vem atuando desde 2005 em projetos que visam atender as demandas do setor produtivo da vitivinicultura em regiões de elevada altitude. Dentre os projetos desenvolvidos estão a regulação da capacidade produtiva da videira em relação ao manejo da poda.

Visando capacitar estudantes, engenheiros agrônomos e vitivinicultores das regiões de altitude, bem como divulgar resultados de pesquisa desenvolvidos pelo grupo, foi realizado um Dia de Campo sobre poda de uvas viníferas. O evento ocorreu na última quarta-feira (30/08), nos vinhedos da Vinícola Villa Francioni, que ao longo dos anos vem sendo uma grande parceria do grupo de Fruticultura no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados ao setor vitícola da região.

Com a participação de 50 pessoas, o professor Leo Rufato e os doutorandos em produção vegetal Douglas Würz e Ricardo Allebrandt abordaram de forma teórico-prática conceitos e técnicas sobre a poda da videira; a influência da carga de gemas no desempenho vegetativo e produtivo de uvas viníferas; e uma nova tecnologia para atraso de brotação de uvas viníferas.

De acordo com os organizadores do evento, a ideia é, ao longo do ciclo de desenvolvimento vegetativo da videira, realizar novos eventos como este, com objetivo de divulgar dados de pesquisa que auxiliem na tomada de decisão dos vitivinicultores em relação ao manejo da videira.

Comentários

VEJA TAMBÉM...