Estudos como este auxilia para a maior compreensão das doenças em morangueiros no Brasil

Nova praga do morango

Estudo descreve nova espécie de fungo causador de podridão em frutos de morango no Brasil


Referindo ao grupo de pequenas frutas, o morango (Fragaria x ananassa) destaca-se levando em consideração sua produção e importância econômica. No Brasil, há dois Estados que se sobressaem: Minas Gerais e São Paulo, estimando uma porcentagem de aproximadamente 66% da produção total. Em 2015, a área nacional plantada foi de 4.000 hectares e a produção anual estimada foi de 105 mil toneladas. Um entrave para a plantação de morango é a incidência de doenças.

Os fungos do gênero Calonectria e seus anamorfos (Cilindrocladium) são patógenos de uma ampla gama de hospedeiros (batata, soja, acerola, manga, eucalipto, entre outras), particularmente de climas tropicais e subtropicais. Porém, no Brasil a maioria dos casos de sua ocorrência são em culturas florestais.

Recentemente, durante uma avaliação das doença de pós-colheita de plantas de morango, pesquisadores brasileiros detectaram uma podridão causada por Calonectria. Os sintomas observados foram a presença de micélio com hifas e vazamento de líquido do fruto. Através de análises morfológicas e moleculares foi possível identificar que tratava-se de uma nova espécie, descrita como Calonectria fragariae.

Por enquanto, o controle da doença deve ser feito utilizando mudas sadias e monitorando as áreas de plantação de forma permanente no intuito de eliminar os primeiros focos.

Estudos como este auxilia para a maior compreensão das doenças em morangueiros no Brasil, assim como no desenvolvimento de estratégias mais efetivas de manejo das doenças causadas por fungos fitopatogênicos.

Para saber mais: Lopes et al. (2017)

Foto: Adriane Regina Bortolozzo

Veja também:  DefesaVegetal.Net já publicou outros textos sobre novas pragas do morango no Brasil:

Novo fungo causador de antracnose em morango identificado no Brasil

Primeiro relato de Phytophthora capsici causando podridão em frutos de morango

 

 

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...