Evento acontece 18 de Outubro em Bento Gonçalves

Embrapa apresenta proposta para o Zoneamento Agrícola da Uva para RS e SC

Metodologia utilizada leva em consideração as características do clima, do solo e da cultura


No próximo dia 18 de outubro, lideranças setoriais e técnicos participam da Reunião para apresentação de resultados e validação do novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva (ZARC Uva) para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Clique aqui e confira a programação completa.

Segundo o coordenador do ZARC Uva, Marco Antônio Fonseca Conceição, pesquisador lotado na Estação Experimental de Viticultura Tropical (Jales) da Embrapa Uva e Vinho, as atualizações propostas para o ZARC Uva visam apresentar critérios técnicos que possam ser empregados nas diferentes regiões vitícolas brasileiras.

"A metodologia utilizada leva em consideração as características do clima, do solo e da cultura e busca quantificar os riscos climáticos, como a geada e a seca, que podem ocasionar perdas na produção", antecipou ele.

O ZARC é adotado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como um instrumento de política pública orientador do Proagro e Proagro Mais, destinado a médios e pequenos produtores, inclusive os vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A expectativa é que após a validação da proposição elaborada pela Embrapa, até o mês de dezembro o Mapa faça a publicação oficial em Portaria no Diário Oficial da União.

*VIviane Zanella - Embrapa Uva e Vinho - Contatos para a imprensa - uva-e-vinho.imprensa@embrapa.br - Telefone: 54-34558084

Mais informações sobre o tema - Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Comentários