Intenção da família agora é obter o certificado de produto sem agrotóxico

Uva orgânica faz sucesso em propriedade no interior de Caçador

Plantação tem dois hectares de uva orgânica


  • Uma produção de uva orgânica está fazendo sucesso em uma propriedade na Linha São Francisco, no interior de Caçador. Por não utilizar agrotóxico, os produtores investiram na cobertura das parreiras, por exemplo. O investimento feito pela família ultrapassa os R$ 100 mil.
  • A plantação, que iniciou há nove anos, tem dois hectares de uva orgânica plantada. A agricultura, Juraci Bertoni, destaca que a intenção era fazer uma fruta natural. "Tivemos a ideia de ter um produto diferente que não utilizasse agrotóxico. Temos um plástico em cima da parreira para proteger do granizo e não passar veneno. Já o gramado é para não criar mato, também para evitar os agrotóxicos", destacou Juraci.
  • A limpeza é feita pelos próprios donos com uma enxada. O trabalho leva em torno de quatro a cinco dias com aproximadamente quatro pessoas. A intenção da família agora é obter o certificado de produto sem agrotóxico para poder comercializar para todo o Brasil.
  • As pessoas interessadas em adquirirem cachos de uva podem ir até a propriedade, que fica localizada próxima a pedreira da prefeitura. O atendimento é das 7h às 20h.
  • O preço da uva orgânica na plantação da família Bertoni é de R$ 4/quilo. 
  • Saiba mais sobre os produtos orgânicos - Os produtos orgânicos são aqueles produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos. O cultivo de vegetais sem o uso de nenhum aditivo químico começou com a alface e outros vegetais, e hoje a produção envolve legumes em geral, frutas, bebidas como café e vinho.
  • Em países como Estados Unidos e outros da Europa, a produção de produtos orgânicos já tem proporções maiores. No Brasil, o comércio vem ganhando aos poucos seus adeptos e a tendência é que o consumo cresça a cada dia, uma vez que a população anda se preocupando mais com a qualidade dos alimentos consumidos.
  • * Lucas Arigoni/Rádio Caçanjurê - Foto: Gilvano Genuíno/Rádio Caçanjurê

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...