Notícias do Pomar

Associação Brasileira dos Produtores de Abacate participam do CPNUri

Congresso Paulista de Nutrição com palestra da pesquisadora Conceição Trucom


A Associação Brasileira de Produtores de Abacates , a Abacates do Brasil, que reúne 70% dos produtores do País, patrocina palestra satélite  sobre abacate no XIII Congresso Paulista de Nutrição e VIII Encontros de Nutricionistas da Fundação Mokiti Okada - FMO.

Quem fez a palestra realizada dia 24 de agosto das 12h às 13h foi a escritora e pesquisadora Conceição Trucom, que lançou  o livro Amo Abacate, livro patrocinado pela Abacates do Brasil.  Trucom abordou o aspecto alimentar do fruto e também o da cosmética  natural. O livro contempla três aplicações : alimentação, cosmética e terapêutica. O lançamento do livro teve o objetivo de incentivar o consumo do fruto no Brasil, que é de 1kg percapta/ano, enquanto que no México chega a 8 kg percapita/ano. Além do livro a Associação lançou o site Amo Abacate, exclusivamente aos consumidores. Mais www.amoabacate.com.br

A associação Abacates do Brasil participou do CPNutri com palestra satélite da Escritora Conceição Trucom, autora do livro Amo Abacate, uma parceria da Associação com a escritora que estará também lançando o livro durante o VIII CPNutri - Congresso Paulista de Nutrição e VIII Encontro de Nutricionistas, realizado pela APAN - Associação Paulista de Nutrição e pela FMO- Fundação Mokiti Okada. A palestra satélite será no dia 24 de agosto das 12h às 13h no auditório da Fundação Mokiti Okada, em São Paulo.Jonas Octavio - Presidente da Abacates do Brasil e Conceição Trucom autora do livro Amo Abacate em evento de lançamento

A Abacates do Brasil vem realizando diversas ações com o objetivo de ampliar as informações sobre o fruto aos consumidores, trabalho este que a entidade já vem fazendo há alguns anos juntos aos produtores, agora ampliado aos consumidores.

Exemplo disso é a recente parceria com a Escritora Conceição Trucom e o lançamento do Livro Amo Abacate e mais recentemente o lançamento do site exclusivo aos consumidores Amo Abacate www.amoabacate.com.br, com informações sobre o fruto, receitas e dicas. 

De acordo com Jonas Octávio, diretor presidente da Abacates do Brasil   " A Abacates do Brasil percebeu que o público consumidor está se fortalecendo e querendo informação especializada sobre Abacate, por essa razão decidimos montar um canal específico para quem Ama Abacate, seja por receitas, vídeos ou conteúdo especializado, os apaixonados por abacate podem por meio do site, ter acesso a informação online em tempo real sobre o fruto. "

Ainda de acordo com Jonas, a Abacates do Brasil vê e acompanha o crescimento de consumo de Abacate em todo o país, e espera contribuir com este crescimento trazendo ao consumidor todas as vantagens de consumo do fruto. Para ele os hábitos de consumo estão mudando, há um aumento do crescimento do veganismo e vegetarianismo e o abacate é um alimento muito importante para esse segmento e para o público em geral.

"Nosso papel também está no outro lado na produção, onde incentivamos nossos associados produtores, a trabalharem com as boas práticas de produção, e com novas tecnologias, aumentando a produtividade e trabalhando em sinergia com o meio ambiente, sempre em busca da preservação", destaca Jonas.

Associação Brasileira de Produtores Abacate - A Abacates do Brasil foi criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do Abacate.  Ela atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outros benefícios.

Seu objetivo é unir os produtores de abacate imprimindo sustentabilidade na cadeia produtiva.

A associação Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades:

  • Buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do Abacate;
  • Incentivar o aumento do consumo per capita de Abacate no Brasil e no exterior;
  • Garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil;
  • Preservar o meio ambiente.

A associação Abacates do Brasil fomenta o crescimento da cadeia produtiva do Abacate, amparada na força nutricional do fruto.

Dados da produção no Brasil -  A produção de frutas no Brasil representa 41.023.611 toneladas, conferindo ao país o 3º lugar na produção mundial de frutas. Segundos dados do CEAGESP (2016), o consumo de abacate está posicionado em 12º lugar no consumo dos brasileiros. A produção brasileira de Abacate chega a 195.492 toneladas, o destaque de região produtora fica com os Estados de São Paulo (160.945 toneladas), Minas Gerais e Paraná. O IBGE (POF 2008) aponta que o consumo percapta no Brasil é de apenas 1kg/ano. Para um país de tamanho continental como o Brasil, esse consumo fica bem abaixo do esperado, já que em outros países como o México o consumo percapta fica em 8 quilos e nos EUA é de 5 quilos.

Segundo dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada a produção de abacate foi de 10.868 hectares, em 2016. O destaque fica para a região Sudeste.  Os associados da Abacates do Brasil são produtores de abacate, muitos deles diversificaram sua produção com subprodutos usando o abacate como matéria prima. Mas um dos produtos novos é o Óleo de Abacate e de Avocado. Óleo funcional extremamente nutritivo e com amplo uso na culinária e gastronomia.

Acesse os canais da Associação Abacates do Brasil e conheça mais sobre o fruto. Acompanhe as atividades da Entidade as mídias sociais:

facebook - @amoabacate

You Tube - Canal Amo Abacate

Instagram - @amo_abacate

Site para os consumidores: www.amoabacate.com.br

Canal exclusivo aos produtores: www.abacatesdobrasil.org.br 

Abacate: A fruta poderosa para quem deseja saúde

Todos sabem que as frutas precisam estar presentes todos os dias em nossa alimentação, seja de forma isolada ou combinada com legumes e verduras. Esse hábito diário nos proporciona vida, flui pelo seu elevado teor de água e se ilumina por sua riqueza em minerais e qualidade solar. Traz digestão perfeita e detox pelo seu elevado teor de fibras, saúde pela presença de uma vasta gama de vitaminas e seus precursores, além de fitoquímicos, geralmente com ações antioxidantes e protetoras.

Conceição Trucom diz: " falar ou escrever sobre frutas é algo que me é muito transbordante, seja pela informalidade de colhê-las e comer idealmente embaixo do pé, seja pelo prazer de comê-las, já que instintivamente (porque desde muito jovem) já reconhecia a saúde que as frutas nos proporcionam".

Frutas são fundamentais, mas a triste realidade é que o brasileiro está reduzindo seu consumo de frutas e alimentos in natura e aumentando a ingestão de comida industrializada. É uma informação muito desanimadora, mas acredito que podemos reverter esse quadro, principalmente com a fruta de que tratamos no meu novo livro: AMO ABACATE. Trata-se de uma fruta exótica (porque não é originária do Brasil), de textura amanteigada, levemente doce e de elevado poder nutracêutico, um superalimento por todas as suas propriedades nutritivas, e ainda pouco valorizado e reconhecido pela população brasileira.

O povo essênio, pelo qual tenho grande apreciação, tinha um ensinamento simples que dizia: alimente-se somente do que está ao alcance dos seus olhos, ou seja, as melhores frutas e alimentos são as que estão disponíveis em nosso quintal e cinturão verde onde habitamos. Os alimentos de curta distância, a melhor expressão para definir a sustentabilidade da alimentação do futuro.

Porém, existem exceções, e elas são exatamente cinco alimentos vegetais considerados "sagrados e incríveis", que podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo onde estejamos, pois disponibilizam elementos atômicos e moléculas que nos são muito úteis para que possamos suprir praticamente tudo o que necessitamos: (1) banana; (2) abacate; (3) limão rosa; (4) tomate e (5) uva. Quando estou viajando, fora de minha casa, em minha cidade, sempre vou ao mercado e busco comprar esses cinco alimentos.

Por tudo isso, resolvi colocar neste livro várias informações sobre esse superalimento, incrivelmente sagrado, para que ele sirva como um guia prático para informar sobre suas variedades, sazonalidade e seus múltiplos usos na culinária, na cosmética e na terapêutica natural.

Socioculturalmente, o Brasil é um grande produtor mundial, e estamos crescendo em área plantada de variedades tipo exportação, porém pouco sabemos dos benefícios para a saúde que essa fruta oferece, principalmente se implementamos o hábito de consumo diário, associado aos plantios agroecológicos, sejam eles urbanos, periurbanos ou mesmo rurais.

A tese de doutorado da nutricionista Cibele Priscila Busch Furlan, desenvolvida junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e concluída na Universidade de Lund, Suécia, que originou artigo publicado no Journal of Functional Foods é um exemplo de estudo mais aprofundado sobre essa fruta. Ela mostrou a importância da ingestão de gorduras saudáveis e sugere os benefícios do consumo do abacate na redução significativa de glicemia, colesterol total, LDL-colesterol, triglicérides, inflamação pós-prandial, tendência à melhoria da insulina e da redução da endotoxemia, que corresponde à passagem de determinadas substâncias, que provocam infecção, do intestino para a corrente sanguínea, além de diminuição de riscos de aterosclerose.

Trocando em miúdos, consumir todos os dias 300 gramas de abacate podem mudar sua saúde e longevidade com qualidade de vida. Portanto, fica aqui meu convite para saber, por estas páginas, um pouco mais sobre como esse maravilhoso presente da natureza pode contribuir para uma vida mais saudável, de uma maneira nutritiva e deliciosa.

E mais, além das receitas culinárias e gastronômicas, temos outros 2 capítulos de receitas que são: Cosmética Natural e Receitas Terapêuticas da Farmácia VIVA.

Durante nossa Roda de Conversa foi apresentado as vantagens desta cosmética caseira e natural, onde frutas muito maduras e potenciais desperdícios podem virar máscaras e cremes para tratar peles, mãos, pés, couro cabeludo e cabelos. São receitas práticas e rápidas que irão mudar seu conceito de que ser bela e saudável é caro, difícil e demorado.

Livro Amo Abacate - Autora: Conceição Trucom - Páginas: 150 - Formato: 14 por 21 cm (brochura com orelhas) São mais de 100 receitas com imagens coloridas
Editora Doce Limão - Abacates do Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Abacate) Valor de capa: R$30,00 - postagem gratuita para todo o Brasil via Registro Módico - https://www.docelimao.com.br/site/livros-conceicao-trucom/3088-pre-venda-amo-abacate.html

Comments

SEE ALSO ...