Notícias do Pomar

Visita técnica na vinícola Família Rodio em Concórdia/SC

Foram abordados temas como sistemas de poda, condução e manejo fitossanitário da cultura


No dia 30 de agosto foi realizada uma visita técnica com os estudantes do curso de agronomia do IFC-Campus Concórdia à Vinícola Família Rodio, no município de Concórdia/SC, linha São José. A visita foi conduzida pelos professores da disciplina de Viticultura e Enologia, Juliano Dutra Schmitz e Rodrigo Nogueira Giovanni.

A turma foi recepcionada pelo viticultor Lauri Caetano Rodio. Durante a visita foram abordados temas como sistemas de poda, condução e manejo fitossanitário da cultura. O produtor relatou a importância da poda de produção na definição da carga do vinhedo, bem como da poda verde e manejo fitossanitário das cultivares americanas para consumo in natura, fabricação de vinho de mesa e suco com qualidade. Lauri Rodio tem trabalhado seu vinhedo dentro das boas práticas de manejo, visando a produção agroecológica. Neste sentido, o produtor conduz seu vinhedo com cobertura plástica, onde relata melhoria considerável na qualidade da uva colhida e redução de defensivos agrícolas, principalmente no controle do míldio.

Reunião técnica de fruticultura no pomar didático do IFC/Concórdia

No dia 27 de agosto foi realizada uma reunião técnica envolvendo EPAGRI, IFC e Prefeitura Municipal de Arabutã. Os professores dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária, Juliano Dutra Schmitz e Daniel Spagnol, receberam um grupo de 14 agricultores das seguintes comunidades de Arabutã: Paraíso, Castro Filho, Canhada Grande, Pelotas, Capitão e Canoas.

Durante a tarde foram abordadas questões de manejo sanitário do pomar, como o monitoramento e controle da mosca-das-frutas, praga-chave em pomares. Também foram realizadas práticas de manejo e poda no pomar didático do campus Concórdia. As práticas de poda são essenciais para a formação do pomar, sanidade e produção de frutos de qualidade. "O evento foi bastante proveitoso, uma vez que os agricultores revisaram, aprenderam e tiraram suas dúvidas em relação aos principais manejos do pomar, seja ele doméstico ou comercial", destacou professor Schmitz. A atividade foi organizada pelos Extensionistas da Epagri, Danieli Simonetti Rossi e Ivan Kaiber, em parceria com o engenheiro agrônomo da prefeitura, Michael Medeiros. *Juliano Schmitz  - juliano.schmitz@ifc.edu.br

 

 

Comments

SEE ALSO ...