Objetivo foi proporcionar conhecimentos atualizados da cadeia vitivinícola

Viagem técnica de acadêmicos de Agronomia da UNIARP amplia conhecimento em Vitivinicultura

Destacaram os experimentos que vem sendo realizados para o controle do declínio e morte da videira


Dia 30 de junho, acadêmicos da 9ª fase do curso de Agronomia da UNIARP participaram de viagem técnica pela disciplina de vitivinicultura, acompanhados pelo professor Jean Carlos Bettoni. O objetivo dessa atividade foi proporcionar aos alunos conhecimentos atualizados sobre a cadeia produtiva da uva e do vinho, através de visitação em empresa de pesquisa e em empresas privadas que são destaque nessas atividades.

Os alunos conheceram os atuais trabalhos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos para a cultura da videira na Estação Experimental da EPAGRI de Videira/SC. Na ocasião foram recepcionados pelos pesquisadores Drs. Alexandre Carlos Menezes Netto e André Luiz Kulkamp. Os pesquisadores apresentaram as áreas experimentais da unidade e abordaram as linhas de pesquisa atualmente trabalhadas; destacaram os experimentos que vem sendo realizados para o controle do declínio e morte da videira, bem como a inserção de novos materiais de uvas resistentes a doenças destinadas a elaboração de vinhos finos.

Na sequência, o grupo visitou o Viveiro Viecelli, que é referencia na produção de mudas de videira no estado. O viveiro está localizado no distrito de Anta Gorda, em Videira (SC). Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades desenvolvidas em um viveiro legalizado para a produção de mudas de videira. Renato Viecelli destaca a importância da oferta de materiais propagativos de cultivares de videira com qualidade fitossanitária superior e genética comprovada para os viticultores. Além disso, na visita Viecelli apresentou os principais pontos relacionados à produção de uma muda de videira de qualidade, como os padrões sanitário e morfológico de mudas de videira.

No período da tarde, os acadêmicos foram visitar a Vinícola da Serra, localizada no município Pinheiro Preto (SC). Na visita tiveram noções de processamento da uva e vinificação, participaram de degustações e tiveram a oportunidade de visitar o Parque do Imigrante Italiano. Foram recepcionados pelos proprietários, onde enfatizaram a tradição do cultivo da uva e da elaboração de vinhos na família, que vem passando de geração para geração.

O professor responsável pela disciplina, Jean Carlos Bettoni, agradece a recepção e disponibilidade dos pesquisadores da Epagri, Drs. Alexandre Carlos Menezes Netto e André Luiz Kulkamp; do viveirista Renato Viecelli e de toda a família da Vinícola da Serra pela excelente recepção e por proporcionar ao grupo um dia proveitoso e de muito aprendizado.

Comentários

VEJA TAMBÉM...