Premiação foi entregue na Expointer em Esteio/RS

Melhoramento do pessegueiro e Indicações Geográficas de vinhos

Levam pesquisadores da Embrapa a conquistar o prêmio O Futuro da Terra 2017


"O desenvolvimento da pesquisa foi responsável pela transformação do agronegócio brasileiro num dos mais competitivos do mundo. Por isso é que nós do Jornal do Comércio realizamos todos os anos aqui na Expointer este evento, que marca nosso respeito e nossa homenagem, aos homens e mulheres, pesquisadores e técnicos, que trabalham para a manutenção e o crescimento das cadeias produtivas" – Assim Mércio Tumelero, diretor-presidente do Jornal do Comércio, começou o seu pronunciamento na solenidade de entrega da 21ª edição do prêmio O Futuro da Terra, na noite do dia 28 de agosto, durante a maior feira de exposição de animais da América Latina, que acontece anualmente na cidade de Esteio (RS).

Entre os 12 premiados (veja lista abaixo) escolhidos pelo Comitê da área de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), estavam dois embrapianos:

Maria do Carmo Bassols Raseira (Embrapa Clima Temperado – Pelotas/RS) e Jorge Tonietto (Embrapa Uva e Vinho- Bento Gonçalves /RS). O comitê avaliador leva em consideração a trajetória profissional, o conjunto da obra em prol do agronegócio, sua relevância e o currículo dos agraciados.

A pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira foi premiada na categoria “Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo”, pelo seu trabalho frente ao melhoramento genético do pessegueiro. Desde que se formou em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, no ano de 1968, a pesquisadora se dedica ao melhoramento vegetal. Com mestrado em fruticultura pela Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos e doutorado em Ciência Vegetal pela mesma universidade, Maria do Carmo, além de desenvolver novas cultivares, também trabalha com a adaptação às diferentes condições climáticas das regiões produtoras do País, tendo como desafio atual ampliar a qualidade das frutas colhidas no início e no término da safra. (clique aqui e veja o perfil completo)

No segmento da vitivinicultura, o trabalho pioneiro, agregador e incentivador da temática da indicação geográfica de vinhos garantiu ao pesquisador Jorge Tonietto a conquista na Categoria Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1977), com mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1980), ano em que ingressou como pesquisador da Embrapa. Foi durante o seu doutorado na França, cursado na Escola Nacional Superior de Agronomia (Ensa), hoje SupAgro, que a temática da Indicação Geográfica chamou a sua atenção.

Assim, ao retornar ao Brasil, começou um forte trabalho para disseminar, estimular e dar o suporte técnico e científico aos produtores de vinhos na estruturação, bem como na conquista do registro de Indicação Geográfica, que é chancelada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com base na Lei da Propriedade Industrial brasileira e outras normativas legais. (Saiba mais aqui). Importante destacar que o trabalho de certificação do vinho é inspiração para outros produtos. (clique aqui e veja o perfil completo).

A premiação promovida pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fapergs, com o patrocínio do Sistema Farsul, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Edegar Pretto, o diretor-presidente da Fapergs, Odir Antônio Dellagostin e o primeiro vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Depoimento dos premiados

“O prêmio é de todos nós. Nada se faz sem uma equipe. Acho que é muito gratificante chegar quase ao final da carreira profissional, com direito à fila dos prioritários, e receber um prêmio assim, de surpresa. Significa que alguma coisa de útil conseguimos fazer e não há nada mais gratificante do que saber que nossa vida serviu para alguma coisa positiva.” Maria do Carmo Bassols Raseira

“Esse prêmio está associado à uma iniciativa pioneira da Embrapa, que levou ao setor vitivinícola a proposta da estruturação e do desenvolvimento de Indicações Geográficas de vinhos no Brasil. Ele deve ser compartilhado com os produtores através das diversas associações de produtores, nossas parceiras, como a Aprovale, Apromontes, Asprovinho, Aprobelo, Afavin, Vinhos da Campanha, VinhoVasf, Vinhos de Altitude de Santa Catarina e muitas outras que estão se associando a essa temática, além de uma equipe fantástica. O grupo trabalha com competência nas diversas disciplinas na Embrapa Uva e Vinho, bem como em instituições parceiras, como a UCS, a UFRGS, a Embrapa Clima Temperado e, no início, a Embrapa Florestas, possibilitaram aprofundar os trabalhos de forma multidisciplinar e multi-institucional. É um prêmio que deve ser dividido com toda essa equipe que ao longo de algumas décadas tem consolidado elementos para uma nova política do setor vitivinícola e para a competitividade do vinho no mercado brasileiro e sua projeção internacional. Também é importante destacar a participação das instituições de financiamento aos projetos, que incluem a FAPERGS, a FINEP, o Ministério de Ciência e Tecnologia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a própria Embrapa, o trabalho das fundações - FAPEG, FAGRO, e outras instituições como o Ibravin, o Sebrae, o INPI, que deram o suporte para apoiar e tornar esses projetos uma realidade que hoje está presente nas diversas indicações geográficas reconhecidas e outras tantas em estruturação".  Jorge Tonietto
 

Homenageados em 2017

Prêmio Especial - Luiz Carlos Federizzi – Ufrgs

Cadeias de produção e alternativas Agropecuárias

Aproccima - Geovano Parcianello – Irga

Jorge Tonietto – Embrapa

Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo

Julio Otavio Jardim Barcellos – Ufrgs

SIA - Serviço de Inteligência em Agronegócio

Homero Bergamaschi – Ufrgs

Maria do Carmo Bassols Raseira – Embrapa

Antonio Folgiarini de Rosso - Irga

Preservação Ambiental

Cimélio Bayer - Ufrgs

Alianza del Pastizal

BirdLife International

Flávia Fontana Fernandes - UFPel

*Assessoria de Imprensa Embrapa Uva e Vinho: Maria Francisca Canovas de Moura: (54) 3455.8137 - Viviane Zanella: (54) 34558084 

Comentários

VEJA TAMBÉM...