Programas governamentais para fruticultura

III Encontro Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense realizado em Monte Castelo

Fruticultores, técnicos, estudantes e demais instituições integrantes do agronegócio da fruticultura de clima temperado


A Epagri, a Prefeitura de Monte Castelo e a Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense (Cooperpomares) promoveram, no dia 10 de maio, o III Encontro Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense, no auditório da Cooperpomares, em Monte Castelo, SC.

O evento teve como objetivos contribuir com atualização e troca de informações entre fruticultores, técnicos, estudantes e demais instituições integrantes do agronegócio da fruticultura de clima temperado, mostrando que a fruticultura é uma alternativa de renda viável a pequenos e médios agricultores do Planalto Norte Catarinense.

Os temas abordados pela manhã foram: perspectivas de mercado para a fruticultura de clima temperado, com o engenheiro-agrônomo M.Sc José Luiz Petri,  pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Caçador, uso de semioquímicos no controle de pragas na fruticultura temperada com o engenheiro-agrônomo Dr. Rafael Borges, da ISCA Tecnologia; tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários em pomares, apresentada pelo engenheiro-agrônomo M.Sc. Arlindo Rech Filho, extensionista rural da Epagri de Videira.

No período da tarde os temas abordados foram: variedades de citrus com potencial de cultivo no planalto norte catarinense, com o engenheiro-agrônomo Janio José Seccon, da Gerência Regional da Epagri de Canoinhas e responsável pelo programa de fruticultura na região; variedades de videiras com potencial de cultivo no planalto norte catarinense, com o engenheiro-agrônomo Dr. Nelson Pires Feldberg, pesquisador da Embrapa de Canoinhas, e programas governamentais para fruticultura, com o engenheiro-agrônomo M.Sc. Josinei Antonio Tissi, extensionista rural da Epagri de Monte Castelo. O Encontro foi encerrado com a visita na área de classificação e armazenamento de frutas da Cooperpomares. Conforme o fruticultor, Augusto Zanellato, da comunidade do Verde, o evento foi muito importante, pois todas as palestras foram muito interessantes e possíveis de colocar em prática na propriedade.

Esse evento teve um ótimo público entre produtores, estudantes e técnicos de empresas ligadas ao setor da fruticultura do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e também do Sul do Paraná. O Encontro foi realizado através da Epagri com apoio da Prefeitura de Monte Castelo, Cooperpomares, das Gerências Regionais da Epagri de Mafra, Canoinhas, Videira e Caçador, SICOOB, Agroindústria Zanellatto, Agropecuária Planalto, Coperdia, H.S Agropecuária, AgroPrado,  FM Castelense e  Banco do Brasil.

Mais informações:  Escritório Municipal da Epagri de Monte Castelo - Fone: (47) 3647-0335 - e-mail: emmontecastelo@epagri.sc.gov.br

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...