Próximo Frusul está previsto para 2021

2° Frusul realizado com recorde de público em Chapecó

Foram 139 trabalhos científicos e mais de 300 participantes entre técnicos, agricultores e estudantes


Nos dias 29 e 30 de maio de 2019 foi realizado o segundo FRUSUL (Simpósio de Fruticultura da Região Sul) no Centro de Eventos e Cultura de Chapecó. O evento foi idealizado com o objetivo de fortalecer a fruticultura na região sul do Brasil e neste ano contou com 139 trabalhos científicos e mais de 300 participantes entre técnicos, agricultores e estudantes, reunidos em dois dias de intenso fluxo de informações do setor.

Estiveram mobilizadas na realização do 2° FRUSUL as instituições: UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, AEAGRO - Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste de Santa Catarina, ACACITROS - Associação Catarinense de Citricultura e UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, que juntamente com financiadores e apoiadores consolidam o evento como um importante passo na construção da fruticultura como alternativa viável de desenvolvimento regional, possibilitando a mobilização dos diferentes atores da cadeia produtiva, permitindo o acesso às informações, capazes não só de aprimorar conhecimentos como também mobilizar novos atores, pesquisadores, profissionais e agricultores a comprometer-se com a produção de frutas.

Neste ano o 2° FRUSUL contou com 9 palestras com profissionais renomados nacionais e internacionais, além da apresentação de 3 cases de sucesso na Fruticultura, 9 apre- sentações orais de trabalhos científicos (Selecionados entre os 139 trabalhos) e ainda com um minicurso sobre vinho "Entender de vinhos sem descrever aromas". Dentre os trabalhos apresentados teve a premiação do trabalho avaliado por uma comissão formada por professores/ pesquisadores, como trabalho em destaque, o trabalho intitulado "Óleos essenciais na inibição de Monilinia fructicola, comparado a toxidez em Artemia salina e na indução de fitoalexina glice" de autoria de Ediane R. Baseggio, Gabriela V. Verde, Lucas R. Culau, Américo Wagner Júnior, Clevison Luiz Giacobbo. O próximo FRUSUL está previsto para 2021 e com certeza já faz parte do calendário de evento da Fruticultura da região Sul.

Comments

SEE ALSO ...