Eventos

Emater/RS Ascar apresenta tecnologia de aplicação e inspeção de pulverizadores no 5º Apsul

Tecnologia de aplicação e inspeção de pulverizadores foram os destaques apresentados


Tecnologia de aplicação e inspeção de pulverizadores foram os destaques apresentados pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o 5º Apsul América - Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. O evento foi realizado nesta terça e quarta-feira (24 e 25/09), no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque.

De acordo com o engenheiro agrícola e extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Gabriel Nundes dos Santos, a Instituição se fez presente para divulgar os cursos de capacitação de Boas Práticas em Aplicação de Agrotóxicos. "São cursos de 16 horas para que os produtores se tornem aplicadores certificados pela Emater e sejam incluídos no cadastro da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)".  Santos explicou ainda que durante este ano os cursos foram ministrados em

24 cidades gaúchas. E que a Emater/RS-Ascar também vai trabalhar na inspeção de pulverizadores. "Estamos desenvolvendo um aplicativo, que deverá ser lançado em novembro, para que nossos técnicos possam ir até a propriedade fazer a verificação dos equipamentos utilizados e, por meio de um check-list, com um tablete e aplicativo em mãos, apanharão todos os dados para gerar um relatório do equipamento para ver se ele está correto ou o que precisa fazer para melhorar, trazendo maior economia e uniformidade de aplicação".

Para o diretor técnico substituto, Rogério Mazzardo, a agricultura 4.0 já é uma realidade, com todas as ferramentas digitais que estão facilitando a comunicação e universalizando o conhecimento, além de estarem disponíveis para todos os agricultores, independente de sua atividade ou tamanho da propriedade. "São tecnologias que vão muito além de máquinas, softwares e equipamentos, pois são tecnologias estruturantes e organizacionais de planejamento que vem para ajudar na gestão das propriedades".

Mazzardo acrescentou ainda que a Emater/RS-Ascar já trabalha a caminho de uma Ater 4.0. "Por meio de uma parceria com a comissão organizadora do evento, sendo um dos apoiadores, a Emater fez a transmissão ao vivo das palestras e debates; disponibilizou técnicos para apresentar ações e tecnologias da Instituição, além de oportunizar qualificação aos técnicos que puderam participar do evento, para que esses possam multiplicar o conhecimento adquirido internamente e a campo, para que possamos estar sempre atualizados no que há de novo, no que está acontecendo no Estado, Brasil e mundo", avaliou.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Gilberto Bertolini, se surpreendeu com quanto as empresas estão buscando dados, desenvolvendo ferramentas, softwares, drones e satélites para buscar dados em tempo real na propriedade, para oferecer aos produtores, por meio desses dessas informações, um melhor posicionamento na produção agrícola. Ele destacou ainda os depoimentos de agricultores sobre se aumentou ou não a produção e produtividade; as dificuldades encontradas para conquistar esse aumento e/ou as dificuldades iniciais de onde buscar e como interpretar os dados coletados. "Além da visão do futuro que está por vir, principalmente com cada vez mais a utilização da tecnologia de informação na agricultura". 

Para o coordenador técnico do evento, Telmo Amado, o evento apresentou estimativas de que a agricultura de precisão já atinge de 25% a 30% dos agricultores. "O objetivo é alcançar 40%, 50% ou até 60%. E isso é possível por conta de um custo mais baixo (em média, um real por hectare para se ter informação digital) e possibilidade do alcance por internet e celular, o que pode ser um diferencial importante. * Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Jornalista Taline Schneider

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=lEMvWYmS7Co

imprensa@emater.tche.br - (51) 9 9918-6934

www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br

Comments

SEE ALSO ...