Eventos

II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste

29 e 30 de Novembro - Jundiaí/SP


Do fortalecimento do microprodutor local, às análises de tendências mundiais, passando pelas técnicas de plantio, turismo, tratos mercadológicos e burocráticos; o mundo dos vinhos estará em ênfase nos próximos dias 29 e 30 de novembro, em Jundiaí, durante o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste. O evento será organizado pela EnoConexão e pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, além de contar com o apoio da Adega Beraldo di Cale, sede atual do encontro anual.  A programação - de ambos os dias - é gratuita e aberta para todos os públicos, mas mobilizará, principalmente, produtores, entusiastas e visitantes de toda a região.

Para o sócio da EnoConexão, Rafael Vicchini, a ação é fundamental no fomento consciente do Mercado da Uva, além de proporcionar acesso às informações, tendências e pesquisas fundamentais ao trabalho do produtor local e nacional. "Entre as principais discussões de destaque estarão, por exemplo, as apresentações técnicas sobre como evitar perdas inesperadas na plantação, elucidando o porquê ocorrem deteriorações das uvas maduras e as doenças de final de ciclo nas plantações", exemplificou Vicchini. As análises, em questão, serão apresentadas pelo Dr. Lucas da Ressurreição Garrido, Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho-Bento Gonçalves.

Para Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí e representante da presidência no Grupo de Trabalho do Polo Turístico do Circuito das Frutas, a relevância do Encontro está no crescimento contínuo das ações turísticas que fortalecem a visibilidade e o crescimento de  Mercado. "São ações que incentivam a produção de uvas, a profissionalização e implantação de tecnologias para o segmento e ainda colaboram para a boa  movimentação do  turismo local; o vinho e a uva sempre são grandes atrativos", considerou.

Outro ponto alto do atual encontro envolverá ainda a discussão de fatores motivacionais com a apresentação de soluções diferenciadas do plantio da uva e de novas visões de Mercado, disseminadas pelo agrônomo e enólogo chileno, Cristian Sepulveda. As abordagens consideram as atuais colheitas de inverno em solo brasileiro. "Um tema que certamente aguçará o nosso grande potencial produtivo e competitivo da região Sudeste, e o Encontro trará essas estórias e vivências de superação e visão inovadora para a nossa cultura de plantar e colher", destacou, Vicchini.

A entrada, para o II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste, é gratuita e tem patrocínio da Campo Limpo Seguros, Sindicato Rural de Jundiaí, Sicredi e  IBIS Budget Adágio Jundiaí, além dos apoiadores: Adega Beraldo di Cale, Instituto Federal de: São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também da Embrapa Uva e Vinho.   Programação:

29/11/ 2019 - Abertura do Evento às 13h - Palestra às 13h15: Sistemas de Condução da Videira e Suas Particularidades - Leonardo Cury da Silva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves - Palestra às 14h45: Vitivinicultura de Qualidade para o Sudeste Brasileiro: Colheita de Inverno - Agrônomo e Enólogo Cristian Sepulveda da Vinícola Terra Nossa - Mesa Redonda às 15h30: Vitivinicultura no Polo do Circuito das Frutas: realidade, possibilidades e novos caminhos - com os mediadores José Luiz Hernandes do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Centro de Frutas, Fábio Laner Lenk do Instituto Federal de São Paulo/Campus São Roque e Adriana Renata Verdi do Instituto de Economia Agrícola - Palestra às 17h00: Podridão da uva madura e outras doenças de final de ciclo - Lucas da Ressurreição Garrido da Embrapa Uva e Vinho. Encerramento às 18h00.

30/11/2019 - Abertura do Evento às 10h - Abertura Espaços dos Expositores: Networking, exposições e Informações Gerais
Palestra às 13h00 - Vinhos Naturais - a bola da vez - Didú Russo. Palestra às 13h45: Agroindústria de transformação da uva e do vinho: agregação de valor ao produtor rural - Mariana Vasconcellos Dullius do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Urupema. Palestra às 14h45: A influência do enólogo na elaboração dos vinhos -  Celito Crivelaro Guerra da Embrapa Uva e Vinho - Palestra às 16h: Rolhas: qualidades e influências no vinho - Avelino Zanetti Filho da RCork Brasil
Encerramento com sorteio de brindes e produtos às 17h.


Jantar de Confraternização (por adesão e disponibilidade).
Informações diretas com a EnoConexão através do telefone (11) 97154-8427 (Rafael).
Hospedagem Especial: palestrantes, autoridades sociais e parceiros do  II Encontro Técnico de Viticultura e Enologia da Região Sudeste terão benefícios para estadas no IBIS Budget Adágio Jundiaí.

O hotel oficial do evento oferecerá descontos promocionais e condições exclusivas que podem ser acionados diretamente através do e-mail: exclusivo h9162-re1@accor.com

 

Comments

SEE ALSO ...