Eventos

Microquimica Tradecorp investe U$ 1 mi em ampliação de Fábrica de Biológicos

Expectativa é dobrar produção e iniciar a exportação; investimento inclui sistema com alto nível de automatização


Com um investimento de U$ 1 milhão, a Microquimica Tradecorp, empresa que atua na produção e comercialização de biofertilizantes, fertilizantes foliares, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal, amplia sua Unidade Fabril de Produtos Biológicos, em operação desde 2006 no município de Monte Mor (SP). A nova área terá capacidade para produzir duas vezes mais que o volume atual.

O objetivo é aumentar a participação no mercado nacional, com possibilidade de iniciar as exportações de biológicos para outros países a partir de 2020. "O cenário é positivo, mas para chegarmos a esta meta, é preciso enfrentarmos as burocracias do mercado externo. Inicialmente temos muitos estados brasileiros que podemos atingir e que vão se beneficiar dos nossos produtos", explica Rafael Leiria Nunes, Diretor de Operações da Microquimica Tradecorp.

Os produtos biológicos da empresa são altamente efetivos e têm ótima aceitação no mercado por clientes de todas as regiões produtoras de grãos do Brasil. Atualmente as maiores vendas da empresa ocorrem nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Paraná, que contribuem com 33%, 14% e 9%, respectivamente, dos volumes comercializados no país.  Com a nova estrutura, de mil metros quadrados aproximadamente, as pesquisas também serão ampliadas. "Neste local teremos a possibilidade de fabricar novos produtos, que hoje são terceirizados. Isso mostra o potencial que temos aqui dentro", reforça Nunes.

Desde 2006 a empresa é a única no Brasil com fábrica dedicada à produção de aminoácidos exclusivamente para uso agrícola, através de processo fermentativo controlado.

Tecnologia de ponta - Além do investimento na ampliação e contratação de mão de obra, a nova planta contará com alto nível de automação. "Vamos elevar a segurança a um outro patamar. Não só com o bem-estar dos nossos colaboradores, como também com o produto final, que terá qualidade indiscutível".

Para isso, foram adquiridos novos fermentadores, controlados automaticamente, além de softwares com sistema supervisório, que garantem, do começo ao fim, a produção dos produtos biológicos que serão disponibilizados no mercado.

Cenário positivo - O cenário atual do mercado agrícola contribui para o bom momento do setor. Desde 2010 a Microquimica Tradecorp cresce de forma bastante positiva, acima de 15% ao ano. "Nossa expectativa para 2019 é faturar no mínimo 18% a mais. Por isso os investimentos nesta ampliação são essenciais para atender às novas demandas do mercado, aumentando nossa participação no mercado de biológicos aqui no Brasil e chegando ao mercado exterior. A união entre a Microquimica e a Tradecorp só colabora para atingirmos esses objetivos", reforça o gerente de marketing, Anderson Nora Ribeiro.

Sobre a Microquimica Tradecorp - A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole.

A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax®, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceira com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq. Para mais informações acesse os sites: www.microquimica.com e www.tradecorpdobrasil.com.br

*Mais informações - MR Comunicação Estratégica - Lívia Haddad - livia@mrcomunica.com.br 

 

Comments

SEE ALSO ...