Eventos

Vinícolas catarinenses projetam ampliação de mercados com a Wine South America

Sebrae Santa Catarina viabiliza a participação de 15 micro e pequenas empresas


Quinze vinícolas de micro e pequeno porte catarinenses participarão da segunda edição da Wine South America - Feira Internacional do Vinho, de olho na ampliação de mercado.  De 25 a 27 de setembro, empresas dos Vales da Uva Goethe, dos Planaltos Serrano e do Norte levam a qualidade e a diversidade de seus rótulos para um estande exclusivo dos vinhos catarinenses, valorizando o terroir de cada uma das diferentes regiões. 

A participação coletiva é viabilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina. 

Presente em pelo menos 10 estados, a cadeia da uva e do vinho emprega mais de 200 mil pessoas e movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano no Brasil. São mais de 1,1 mil vinícolas do Sul ao Nordeste do país, sendo 90% delas micro e pequenas.

É por acreditar na importância do setor tanto na geração de postos de trabalho, na renda para as famílias, na oportunidade de crescimento de mercado e na ampliação da oferta turística, que o Sebrae SC tem um papel crucial para o desenvolvimento das vinícolas de pequeno porte. "Através da instituição, vinícolas podem se capacitar, melhorar seus produtos, tornarem-se mais preparadas e competitivas para o mercado, além de terem a chance de participar de eventos de promoção e comercialização", explica Alan Claumann, analista do Sebrae SC.

Presidente da Associação dos Produtores dos Vinhos de Altitude, Eduardo Bassetti, também proprietário da vinícola Villaggio Bassetti, conta que o Sebrae está sendo imprescindível para que as vinícolas da região possam participar do evento.

"Estar na principal feira do continente será importante para nos divulgar, especialmente, no mercado latino-americano, mostrando nosso terroir e os vinhos de altitude de excelente qualidade. Também será uma ótima oportunidade para aprender com produtores de outras regiões", avalia.

A associação, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Uva e Vinho, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Sebrae, está estruturando o pedido de Indicação de Procedência dos vinhos de altitudes de Santa Catarina. A previsão é que a documentação seja entregue ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em dezembro deste ano.

Patrícia Mazon, secretária da diretoria da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe de Urussanga (ProGoethe) e proprietária da vinícola Vigna Mazon, conta que além de desdobramentos comerciais, a região dos Vales da Uva Goethe, única Indicação Geográfica brasileira fora do solo gaúcho, também ganhou em imagem durante e após a Wine South America. "O grande retorno foi a divulgação da região e os vinhos brancos elaborados nos Vales da Uva Goethe. Ficamos conhecidos como vinho jovem, alegre, da nova geração. Conseguimos maior espaço de mercado, passamos a ter representantes comerciais no Rio de Janeiro, nos aproximamos da mídia especializada e também notamos que, após a participação no evento, também houve aumento no fluxo de turistas na região", afirma a empresária. 

Confira as vinícolas que estarão nos estandes:

Casa del Nonno - Urussanga (SC)     
De Noni - Urussanga (SC)      
Hiragami - São Joaquim (SC) 
Leone Di Venezia - São Joaquim (SC)
Pericó - São Joaquim (SC)     
Serra do Sol - Urubici (SC)     
Suzin - São Joaquim (SC)       
Thera - Bom Retiro (SC)        
Vigna Mazon - Urussanga (SC)          
Villa Francioni - São Joaquim (SC)    
Villaggio Bassetti - São Joaquim (SC)
Villaggio Conti - São Joaquim (SC)     
Vinhedos do Monte Agudo    - São Joaquim (SC)    
Vinhos Quarezemin - Içara (SC)        
Vinhos Trevisol - Urussanga (SC)      

Sobre a Wine South America  -  Maior feira de vinhos profissional da América Latina, a Wine South America chega à segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá, em 10 mil metros quadrados, os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano. Em 2019, o evento contará com mais de 250 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Até o momento, 10 países estão confirmados: África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Os setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio.

SERVIÇO:  
2ª Wine South America - Feira Internacional do Vinho                               
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h         
Onde: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481),

em Bento Gonçalves (RS) - Brasil          
Ingressos: no site www.winesa.com.br        
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas     


Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711           
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul

Comments

SEE ALSO ...