Será dia 12 de Setembro, em Veranópolis

Dia de Campo que irá apresentar tecnologias adequadas para a produção de frutas é lançado na feira

Foi durante a 41ª Expointer, em Esteio/RS


"Boas Práticas na Fruticultura: Sustentabilidade e Rentabilidade" é o tema do Dia de Campo regional que foi lançado nesta quinta-feira (30/08), durante a 41ª Expointer, e que acontecerá no dia 12 de setembro, em Veranópolis. O lançamento foi acompanhado pelo presidente da Emater/RS, Iberê Orsi, pela gerente regional de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Veranópolis, Cristiano Dal Pai, pelo assessor de agronegócio da Sicredi Serrana, Wiliam Neuhaus, demais autoridades e público da feira.

O dia de campo dedicado à fruticultura e à saúde do trabalhador será realizado na propriedade da família Angonese, na comunidade de Monte Bérico, em Veranópolis, a partir das 8h30, e deverá reunir cerca de 800 agricultores familiares, dos 49 municípios da região. O presidente da Emater/RS ressaltou a importância das parcerias com as Prefeituras e com toda a sociedade gaúcha, e dos dias de campo como um instrumento da Extensão Rural e Social para que os produtores possam conhecer o que está sendo feito e também realizar melhorias nas suas propriedades.

A gerente regional detalhou a programação do evento regional, que deverá se tornar tradicional, estando já no 3º ano. De acordo com ela, o dia de campo terá uma estação sobre abrigo para agrotóxicos, onde os agricultores receberão orientações sobre a construção e legislação vigente, para que possam ter um local adequado para colocar os agrotóxicos. "Depois nós vamos falar de manejo e conservação do solo e água, pois não existe agricultura se não falarmos de solo e água. O solo precisa que nós tenhamos práticas adequadas e que a gente cuide adequadamente dele, porque nós precisamos anualmente, mensalmente, fazer os cultivos na mesma área", afirmou. Outro tema importante para a fruticultura que será abordado é o Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas, programa de monitoramento realizado em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho, que disponibiliza boletins semanais, auxiliando os produtores a manejarem a praga. E, ainda, uma estação sobre rastreabilidade e Boas Práticas Agrícolas. "Todos os produtores hoje, os ceaseiros, supermercados, enfim, estão exigindo que os produtos tenham rastreabilidade, saber de onde eles estão vindo, e que tenham BPAs,  para saber como esse produto chega lá na mesa do consumidor", salientou Sandra.

A abertura oficial do evento e o almoço serão às 12h, no salão da comunidade de Monte Bérico. Neste local, também haverá exposição de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, agroindústrias, vinícolas e artesanato e várias estações dedicadas à saúde do trabalhador, plantas condimentares e flores comestíveis, oficina de orquídeas, meliponídeos e mudas frutíferas, além da apresentação dos resultados do programa de gestão na atividade de fruticultura. "A gestão é outro instrumento muito bom da Extensão Rural e Social e que nós temos cada vez mais que trabalhar, pois não adianta só produzir, tem que ter gestão da propriedade, da comercialização e marca para vender", ressaltou Orsi.

O dia de campo é uma promoção da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Veranópolis, com o apoio do Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro de Pesquisa Carlos Gayer, Embrapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Associação dos Agricultores Ecologistas da Terra da Longevidade (Aetel), de Artesãos (Arteve) e das Vinícolas (Aviver), Câmara de Vereadores, UCS, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Avaec, comunidade de Monte Bérico e família de Paulo Angonese, e patrocínio de empresas do segmento da fruticultura e agentes financeiros.

* Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul - Jornalista Rejane Paludo - repal@emater.tche.br -  (54) 9 99768863/(54) 3223-5633

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

tv.emater.tche.br

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...